sexta-feira, outubro 21, 2005

MAN AT WORK - parte 19





Voltei de férias e estou ralando pra cacete! Então, voltemos à série de posts sobre meu trabalho.

Uma certa vez, a Sabrina estava no Rio, hospedada confortavelmente na minha casa. Nós iríamos almoçar juntos, antes de ela sair para seus compromissos no Rio. Como fazia frio aqui na empresa, liguei pra ela e pedi que, quando ela viesse, trouxesse meu casaco verde, que estava no armário. Dez minutos depois, ela me liga de volta e diz que não achou o casaco! Surtei! Pedi que ela procurasse de novo, inclusive no quarto da Lelê. Ela ligou de volta e disse que só achou no meu quarto uma jaqueta verde. Como só há UM agasalho verde na minha casa - e é meu - pedi que ela trouxesse. Por acaso, a jaqueta verde que ela achou era o casaco verde de que me referia.

Pra ilustrar como as pessoas do meu trabalho são muito ocupadas, asssim que a Sabrina chegou, iniciamos no meu setor uma discussão acerca do agasalho verde: é casaco ou jaqueta? E a discussão ainda ficou acalorada, com pontos de vista exaltados! Fiquei passado e engomado! As pessoas estavam mesmo levantando argumentos sobre o que seria um conceito de casaco, o que seria um conceito de jaqueta, quais eram as similaridades, as diferenças, as características, os casos omissos...

A coisa tomou uma proporção tal que até o dicionário foi consultado, para sepultar a questão:
(») Jaqueta (ê). [Do fr. jaquette.] S. f. 1. Casaco curto, que chega só até a cintura ou mal a ultrapassa; jaleca: & [Cf. véstia.] 2. Encad. Sobrecapa (1). S. m. 3. Bras. Indivíduo emperrado em hábitos e modos de vida antigos.

(») Casaco [De casaca.] S. m. 1. Peça do vestuário feminino ou masculino, abotoado na frente e com mangas, us. sobre outras roupas (vestido, camisa, etc.) e que pode ter diferentes comprimentos e feitios. 2. Restr. Casaco (1) que cobre o tronco e faz parte de um terno masculino ou de certos trajes femininos, como o terninho, o tailleur, etc. 3. V. casacão.

Ou seja, ficou decidido que CASACO é uma categoria que engloba o conceito de JAQUETA! Toda jaqueta é um casaco, mas nem todo casaco é jaqueta! O meu casaco verde, por exemplo, não era jaqueta (porque não é tão curto)! E todos seguiram sua vida normalmente... exceto eu e Sabrina, espantadíssimos com a situação, tendo certeza de que isso só acontece comigo!

Nenhum comentário: